Crie personagens 3D realistas a nível internacional!

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Conceito

Modelar o(a) protagonista em um game é uma grande responsabilidade, é necessário ter muita capacidade de interpretar e reproduzir artisticamente um conceito.

 

O zMorph tem o objetivo de guiar o aluno a desenvolver um modelo 3D focado em games, abordando as principais técnicas de criação e desenvolvimento de personagens humanoides para games AAA, o aluno poderá escolher entre seguir o conceito que será desenvolvido pelo professor ou escolher o seu próprio conceito.

 

A quem se destina

Todos aqueles que se aventuram ou já se aventuraram sozinhos no incrível mundo da modelagem de personagem e não tiveram um resultado satisfatório. Com o zMorph, irão descobrir que dedicação e estudo são dois pontos essenciais para a realização de seus sonhos.

 

Duração

Tempo de estudo indicado: 12 Semanas
Carga horária: 38h e 20m

 

Softwares utilizados

  • zBrush
  • 3Ds Max
  • Substance Painter
  • xNormal
  • Topogun
  • Photoshop
  • Marmoset Toolbag

 

Pré-requisitos

  • Ter o os softwares utilizados no curso instalados no computador
  • Tablet
  • Conhecimentos básicos de zBrush e software de modelagem poligonal (Maya, 3Ds Max, XSI, cinema 4D, Blender…)
  • Conexão de internet com pelo menos 1mbps

 

Conteúdo do Curso

Introdução e preparação

  • Desconstrução do concept no photoshop
  • Analise técnica do modelo sobre o concept
  • Principais fontes de pesquisa
  • Livros e recomendações
  • Fontes de inspiração
  • Definição anatomia, silhueta, proporção.

 

Modelagem

  • Escolhas e processos (base mesh)
  • Basemesh utilizando dynamesh
  • Conceito básico de anatomia
  • Silhueta e principais shapes
  • Blocagem acessórios (roupas, peças, armas…)
  • Finalização do modelo apos retopologia
  • Conceito de níveis de detalhes
  • Conceitos de vincos de roupas
  • Conceito de textura metal

 

Retopologia

  • Conceito edge loops
  • Decimação do modelo no zbrush
  • Utilização do software a escolha para reescrever a mesh

 

Abertura de malha (UV)

  • Conceito de resolução
  • Utilizando Zbrush
  • Organizar e separar por materiais
  • Ilhas de Uv’s para partes especiais

 

Textura

  • Conceito BPR
  • Conceito de mapas (normal map, Metalic, roughness, albedo…)
  • Bakes utilizando xnormals
  • Substancer Painter
  • Polypaint
  • Projeção zbrush
  • Photoshop

 

Render e apresentação

  • Render Marmoset
  • Dica de uma boa apresentação
  • Pós produção
  • Dicas a onde divulgar

 

Alguns trabalhos desenvolvidos no curso

 

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