Conheça a teoria por trás de uma boa textura pintada à mão. E conclua o aprendizado com um exercício prático!


Informações

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Conceito

Curso de introdução em texturização manual para iniciantes que desejam conhecer como é o workflow de planejamento/mapeamento de UVs e texturização hand-painted utilizados na indústria de games. Os alunos irão aprender passos e técnicas de produção de texturas hand-painted para modelos 3D.

As aulas abordarão conteúdos teóricos e demonstração prática, para que o aluno consiga compreender o assunto de maneira a produzir texturas de acordo com as necessidades de seus projetos.

A quem se destina

Estudantes que desejam aprender técnicas e abordagens com interesse a ingressar na indústria de jogos por meio da texturização.

Duração

Carga Horária: 2h32m

 

Softwares utilizados

  • Autodesk Maya 2016
  • Adobe Photoshop

 

Pré-requisitos

  • Ter os softwares utilizados no curso instalados no computador
  • Conexão de internet com pelo menos 1mbps
  • Mesa digitalizadora (pen tablet)
  • Conhecimento básico em Adobe Photoshop
  • Conhecimento básico em Autodesk Maya

Conteúdo do Curso

 

Visão Geral

    • Introdução ao Curso

 

Introdução à UVs

    • Abordagem teórica quanto às UVs
    • Editor de UVs
    • Planar Mapping
    • Manipulação de UVs
    • Checkered Tiles
    • Shells

 

Organizando as UVs

    • UV Shading
    • Flip UVs
    • Unfolding
    • Cut UV Edges
    • Overlap simétrico com Mirror Geometry
    • Overlap manual com Move e Snap
    • Distribuição de UVs
    • UV Sets e Light Mapping
    • Automatic Mapping
    • Exportando as UVs

 

Levantamento de Requisitos

    • Iluminação
    • Mapas
    • Câmera
    • Usabilidade
    • Análise de outros games
    • Análise do objetivo do curso

 

Texturização

    • Atribuindo mapas ao modelo
    • Preparando o Maya para texturização
    • Organização do arquivo .psd
    • Cores Base e identificando materiais
    • Clipping Mask
    • Blocagem de luz e sombra
    • Cuidados com overlapping
    • Renderização em passes
    • Finalizando a renderização
    • Máscaras
    • Ajuste por Matiz e Saturação
    • Blend Modes
    • Ajuste por Curvas

 

Considerações Finais

    • Reforço da análise do objetivo do curso
    • Outras técnicas de produção
    • Legibilidade
    • Análise de outros jogos

 

Alguns trabalhos desenvolvidos no curso

Course Reviews

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